Atividades 2011

ENSINO

As atividades de ensino do Pet Agronomia tem como objetivo auxiliar no aprendizado e enriquecer o conhecimento dos alunos de graduação da UFLA. Para participar de alguma atividade ou conhecer melhor nossos projetos, entre em contato conosco, visitando nossa sala localizada no Departamento de Agricultura (DAG), pelo telefone 3829-1981, ou através de comentários em nossos posts.

……………………………………………………………………………………………………………….

Noções Básicas de Espanhol

O PET Agronomia UFLA está promovendo o curso Noções Básicas de Espanhol, a realizar-se no dia 12 de junho, das 9h às 16h e 13 de junho, das 9 h às 12h, no Anfiteatro do Departamento de Agricultura.
As inscrições serão realizadas na sala do PET AGRONOMIA, no Departamento de Agricultura.

Valor: 23/04 até  23/05  R$ 25.00
a partir de 24/05 R$ 30.00

Com café da manhã, emissão de certificados e material inclusos.
Carga horária: 8 horas.

Roteiro Pedo-Ambiental e cultural

Região dos Campos das Vertentes

A região Campos das Vertentes em Minas Gerais apresenta grande diversidade paisagística, particularmente no que diz respeito a solos, relevo e vegetação o que a torna um laboratório a céu aberto. Em parceria com professores do departamento de Ciência do solo das disciplinas de Introdução à Ciência do Solo e Pedologia e do departamento de Biologia da disciplina Morfologia e Sistemática Vegetal o PET vai organizar uma viagem técnica para alunos de graduação e pós graduação objetivando motivar alunos para a importância de conhecimentos de solos e paisagens além de conhecimentos de parte da história do Brasil.

Projetos em Escolas Públicas

O Pet-Agronomia apoia projetos de Educação Ambiental em parcerias com outros grupos, e realiza também projetos que visam a aproximação das Escolas de Ensino Médio e Fundamental com as Instituições de Ensino Superior.

Alguns dos Projetos:

Educação Ambiental e Conscientização em Nova Serrana-MG

Desmistificação do Ambiente Universitário

Auxílio de Aprendizado em Escolas Públicas

Educação E Ambiente: A Juventude Construindo Valores Sustentáveis Em Nosso Meio

I Dia de Campo de Fruticultura


I DIA DE CAMPO DE FRUTICULTURA: Implantação de Pomares

O PET Agronomia em parceria com o professor e também coordenador do curso de agronomia Prof. Rafael Pio o I Dia de Campo de Fruticultura: Implantação de Pomares. O evento será realizado no dia 10 de junho de 2011, no setor de fruticultura do Departamento de Agricultura. Abordando o tema implantação de pomares, serão realizados durante o evento demonstrações práticas de preparo do solo, marcação das covas de plantio e preparo, adubação de fundação, plantio de muda e cuidados pós-plantio. O dia de campo será aberto à comunidade estudantil da UFLA e conta com o apoio além do grupo PET Agronomia, docentes do setor e discentes do curso de pós-graduação e graduação.

Data: 10/06, Valor da Inscrinção: 10.00

Viagem técnica à EPAMIG (Caldas) UVA E VINHO


A viagem proporcionará a estes alunos de graduação informações sobre o andamento e resultados de pesquisas com a cultura da Videira, sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva da videira, a produção de vinhos e os insumos e equipamentos necessários para a produção e o processamento do vinho e da uva, alem de ampliar a visão de campo em que um profissional da área pode agir.

Data: 2º Semestre de 2011

 

  ……………………………………………………………………………………………………………..

EXTENSÃO

 As atividades de Extensão do Pet Agronomia, tem como objetivo, além de levar conhecimentos produzidos na universidade para a sociedade, aproximar e familiarizar os alunos de graduação da UFLA às atividades sociais e de extensão. Para participar de alguma atividade ou conhecer melhor nossos projetos, entre em contato conosco, visitando nossa sala localizada no Departamento de Agricultura (DAG), pelo telefone 3829-1981, ou através de comentários em nossos posts.

 ……………………………………………………………………………………………………………………..

Horta na Casa do Vovô


O trabalho consiste em manutensão a horta instalada no asilo Casa do Vovô em Lavras, além de visitas e atividades diversas, como música e encenações , para interação com os idosos.

Leia mais.

Dia de Campo Sobre a Cultura dos Pequenos Frutos Vermelhos


Este dia de campo caracteriza-se por uma série de outros que serão realizados a cerca do tema de fruticultura temperada e pequenos frutos vermelhos em parceria com o Prof. Rafael Pio do departamento de Agricultura-UFLA, EMATER-MG e EPAMIG. No dia 21/07 na cidade de Senador Amaral-MG, será realizado o Dia de Campo Pequenos Frutos Vermelhos: Morango, Amora-preta e Framboesa. Durante o evento serão abordados assuntos que versam aspectos técnicos da cadeia produtiva do morangueiro, amoreira e framboeseiras e assuntos relativos ao agroturismo envolvendo o cultivo dos pequenos frutos vermelhos. Na mesma semana no dia 19/07/2011 na EPAMIG – Fazenda Experimental de Maria da Fé será realizado o Dia de Campo Fruticultura de Clima Temperado, o evento contará com as seguintes estações: amora-preta e framboesa, mirtilo, physalis, maçã, oliveira e pêssego. Para o 2º semestre de 2011, no dia 31/08/2011 está agendado o II dia de campo de Fruticultura que abordará assuntos relacionados aos pequenos frutos vermelhos e a divulgação de resultados científicos de um trabalho pioneiro realizado pelo Prof. Rafael Pio que envolve a competição de 10 cultivares de amora-preta, amora-vermelha, ‘Boysenberry’ (híbrido entre amora-preta x framboesa), framboesa negra, framboesa amarela ‘Gold Bliss’ e quatro cultivares de framboesa vermelha (projeto financiado pelo CNPq). O II Dia de Campo será realizado na cidade de Lavras, no campus da UFLA – setor fruticultura/Pomar. Todos os eventos descritos contarão com o apoio do grupo PET Agronomia e serão destinados a comunidade acadêmica, produtores rurais, técnicos agrícolas, profissionais da área e demais interessados.

Data: 2º Semestre 2011

Festa do Trabalhador Rural


A Festa do Trabalhador Rural, promovida tradicionalmente em Lavras, é realizada anualmente, no mês de setembro, tendo por objetivo homenagear os trabalhador rurais, proporcionando-lhes um dia de atividades culturais, de confraternização e lazer. Neste evento o Grupo PET Agronomia poderá ser inserido, contribuindo com a realização de oficinas e cursos , feiras, apresentação de filmes, distribuição de sementes e mudas, materiais didáticos de interesse, etc. Para isto o grupo deverá participar de reuniões preparatórias da festa e visitas às comunidades rurais para identificar áreas de maior interesse.

Data: 2º Semestre 2011

Deixe um comentário