Mudanças Climáticas e Problemas Fitossanitários

16 06 2011


Embora ainda não se tenha um consenso sobre as causas das mudanças climáticas, suas conseqüências já é uma realidade inquestionável no cenário mundial. Com as mudanças no clima todo ciclo de vida se altera, e com isso o ser humano tem de se adaptar, e desenvolver novas tecnologias para continuar em seu ciclo.

Na questão agrícola não é diferente, as alterações no clima estão causando diversas modificações nos meios de produção. Cientistas especulam que o aumento da temperatura causará um aumento significativo na incidência de pragas, doenças e plantas daninhas.

Pesquisadores da EMBRAPA coordenam o projeto Impactos das Mudanças Climáticas Globais sobre Problemas Fitossanitários (Climapest), que procuram avaliar as conseqüências destas alterações na agricultura brasileira. Com os experimentos pretendem-se avaliar as questões fitossanitárias quando a cultura está submetida a alterações na quantidade de CO2, radiação solar e temperatura. Através das avaliações pretende-se conhecer o comportamento das pragas a fim de desenvolver estratégias de manejo no futuro.

Para os estudantes de Agronomia UFLA que se interessam nessa área, a UFLA possui o NEFIT, Núcleo de Estudos em Fitopatologia. Para maiores informaões procure a sala do núcleo no Departamento de Fitopatologia ou acesse o site do grupo.

Para Ler mais sobre o assunto acesse:

http://www.cnpma.embrapa.br/nova/mostra2.php3?id=776

http://www.macroprograma1.cnptia.embrapa.br/climapest

Postado por: Cristino de Souza Jr


Ações

Information

Deixe um comentário